8 de março de 2012

Massagem Terapêutica

Efeito de Massagem se compara ao de analgésico 





De acordo com especialista, massagem terapêutica atua no organismo com ação analgésica anti-inflamatória capaz de produzir alívio imediato a dores nos nervos, dez minutos de massagem, já reduzem os sinais de inflamação nas células

Desde a antiguidade já se sabia dos efeitos analgésicos da massagem. Afinal, gregos e chineses antigos praticavam massagem em seus atletas depois de exercícios.

 Contudo, só agora uma equipe de cientistas, no Canadá, demonstrou o mecanismo bioquímico pelo qual a massagem faz efeito terapêutico. O estudo publicado na edição da revista médica americana Science Translational Medicine usou um grupo de 11 voluntários que realizou exercícios físicos recebeu massagem feita por profissionais e, depois, foi submetido a biópsias nos músculos afetados. De acordo com o resultado da pesquisa, a massagem reduziu sinais de inflamação e células musculares massageadas eram mais capazes de formar novas mitocôndrias. Dez minutos de massagem reduziram os sinais de inflamação nas células. E, algo que vai merecer mais estudo, o resultado foi parecido ao produzido por analgésicos. Segundo os autores da pesquisa, é importante dar validade científica a tratamentos baseados no toque, que são cada vez mais procurados em substituição ou de forma complementar ao atendimento médico convencional. Além disso, livra os pacientes de efeitos colaterais dos analgésicos e anti-inflamatórios. De acordo com o massoterapeuta e quiropraxista, Rodrigo Muzulão Nora, a massagem terapêutica envolve a manipulação das estruturas dos tecidos moles e a quiropraxia faz os ajustes nas articulações. “A massagem suaviza e acalma, ajuda na redução do estresse e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e doenças”, informa. Segundo o profissional, a massagem terapêutica atua no organismo com ação analgésica anti-inflamatória capaz de produzir alívio imediato a resposta de dores nos nervos musculares. “Muitas vezes as pessoas me procuram para trabalhar problemas do nervo ciático, torcicolo dores musculares e também vértebras rodadas”, comenta.

De acordo com o massoterapeuta Rodrigo Muzulão Nora, quando há casos de inflamação nos nervos é um sinal de que o sistema imunológico está em funcionamento. Segundo ele, o nervo é recoberto com uma capa amarela de proteção. Quando essa capa fica vermelha é a resposta da dor iminente. A massagem terapêutica irá desmanchar a inflamação que recobre o nervo protegido, fazendo com que o próprio organismo possa enviar a corrente sanguínea e a corrente linfática detritos de inflamação menores que a existente coberta pelo nervo. “Em resposta ao tratamento com massagem, o paciente deve se hidratar com bastante água. Dessa forma, os rins filtrarão melhor fazendo com que o próprio organismo desenvolva a autocura, desmanchado a inflamação. Segundo Nora, o processo de tratamento é rápido. São necessárias cinco sessões, sendo três vezes por semana com um dia de intervalo entre as sessões. “Em uma semana o paciente já pode voltar as suas atividades normais fazendo uma consulta quinzenal e outra mensal para manutenção do tratamento”, diz. Nora ressalta ainda, a importância do conhecimento teórico e prático para o profissional que trabalha com a atividade. “O grande problema é o não saber e o não conhecer o corpo humano como se deve”, reforça. Ele ainda acrescenta que para se ter um consultório, o profissional tem de apresentar um certificado reconhecido nacionalmente. “Se tratando de dor, o recomendado é procurar um profissional especializado, reconhecido na comunidade com resultados comprovados.”

CUIDADOS
O massoterapeuta acrescenta que existem cuidados básicos para quem está em fase de tratamento. Tratando-se da coluna, não é indicado fazer força, nem praticar exercícios que irão prejudicar o tratamento e seu andamento. “É preciso tomar muita água, de um litro e meio a dois por dia e de preferência continuar se movimentando para ajudar no processo terapêutico”, diz. Deitar em sofás mal posicionado ou sentar em cadeiras de forma inadequada pode agravar o problema. “O paciente poderá continuar suas atividades normais do cotidiano, cuidando com seu bem-estar físico e emocional, porque os nervos transmitem energia e são sensíveis”, destaca.

RELAXANTE 
Outra modalidade de tratamento com massagem é a relaxante. De acordo com a enfermeira, esteticista e massoterapeuta Francine Tauchert, a massagem relaxante tem poucas contraindicações. “Pacientes com problemas de pele, ou quem tem câncer não devem fazer”, indica. Os benefícios da massagem relaxante são alívio imediato das tensões musculares e melhoria da flexibilidade e elasticidade da musculatura. “Além dos benefícios físicos, existem também os psicológicos como a redução da ansiedade, irritabilidade, combate ao estresse e melhora da autoestima”, finaliza.



Fonte:
http://webmail.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/21125-efeito-de-massagem-se-compara-ao-de-analgesico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda!